segunda-feira, 25 de março de 2013

O Tabernáculo- Arca da Aliança (parte1)

Arca da Aliança- Justiça de Deus no Antigo e Novo Testamento.



Conheça o Evangelho através da Arca da Aliança

     Depois que Deus tirou o povo de Israel do Egito, Ele desejou Se tornar o Deus deles para proteger e os abençoar habitando no meio deles. Mas por causa do pecado, Deus não pôde habitar no meio deles, por isso disse para construir um lugar santificado onde não há pecado. 
"E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis." (Êxodo 25:8~9) continua...
     Mesmo com pecado que se multiplicando dentre o povo, Deus tinha conforto de habitar no tabernáculo.      A primeira coisa que Deus mandou fazer dentre os utensílios foi a arca. 
"Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura."(Êxodo 25:10)
     A arca é um cesto coberto de ouro puro feito com a madeira de acácia. 
    A tampa da arca é o propriciatório. O propiciatório é coberto por dois querubins de ouro. Deus disse para colocar duas tábuas de pedras com as leis escritas, a vara florescente de Arão, e a urna de ouro contendo o maná. 
   A arca do testemunho é um dos utensílios mais importantes do tabernáculo, e se observarmos o significado espiritual da arca, na Bíblia em Inglês está escrito que arca é 'Ark'. E no Antigo Testamento sai três vezes essa palavra 'Ark'. A arca de Noé que é citada em Gênesis também diz que é 'Ark', e em Êxodo capítulo 2, o cesto de junco onde Moisés foi colocado também diz que é 'Ark'. Na época de Noé, o único lugar que não passava pelo julgamento de Deus, era na arca que estava pintada de betume por dentro e por fora. E quando Faraó disse para matar todos os meninos Hebreus recém nascidos, os pais de Moisés o criaram escondido e não podendo escondê-lo por mais tempo, largaram no rio Nilo, e o cesto de junco onde o menino foi colocado era pintado de betume. (O nome 'Moisés', significa 'resgate', isto é, significa 'salvação'.) Não sei porque chama a arca de 'Ark', mas uma coisa em comum das 'Ark' é que tem uma profunda relação com a salvação. 
     Embora a arca construída de “acácia” não tivesse nenhum atrativo, nenhum valor, não servisse para nada, ela tinha todas as condições para que Deus pudesse habitar no meio do povo de Israel. Da mesma forma, quando olhamos superficialmente para Jesus Cristo, embora Ele não tenha nenhum atrativo, Ele tem o poder de resolver a situação de todos os pecados, a fim de que Deus não sinta falta de nada, ao Se encontrar conosco.
     Assim como o povo de Israel obteve a vitória nas guerras por levarem a arca do testemunho, se Jesus Cristo estiver junto de nós, podemos ganhar qualquer batalha contra Satanás. Em outras palavras, embora a arca seja um cesto sem forma, tanto como a arca de Noé ou o cesto de junco de Moisés, representa o Senhor da 'salvação', isto é, Jesus Cristo. A arca da aliança representa a Jesus Cristo, que tem o misterioso poder de lavar todos os nossos pecados a fim de que não falte nada quando nos estabelecer diante de Deus.

Figura a lado: A arca desmontada (a vara florescente de Arão, urna de ouro, e as tábuas dos mandamentos) 

    A arca é feita como um cesto. Embora dentro desse cesto tenha a vara florescente de Arão, e a urna que contém o maná, porém, o mais importante é que as tábuas dos mandamentos foram colocadas. A Bíblia chama essa tampa do cesto onde as tábuas foram colocadas de “PROPICIATÓRIO”. Então,  porque podemos falar que a tampa é o propiciatório e o cesto, é a arca? E Por que Deus disse para colocar as duas tábuas de pedras onde estão escritas os mandamentos dentro da arca? Nós, porque estávamos sofrendo no pecado, Deus nos amou e desejou que fôssemos salvos desses pecados. Então não é fazendo algo que seremos salvos, mas somente Deus terá que trabalhar.
     Mas a maioria das pessoas, por não conhecerem o surpreendente caminho de Deus, estão presos no pensamento de que devem se esforçar a fim de receberem a salvação. Mesmo não existindo outro caminho para sermos salvos, além da graça de Deus, Satanás faz com que o nosso coração fique preso nas 'boas obras' e não na 'graça de Deus', para que tenhamos uma vida bem distante da graça de Deus. E Deus nos ensina que pelas obras ou esforços, jamais podemos ser salvos, para que os nossos corações voltem para Deus. 
     Quantas bondades podemos fazer nos esforçando? E o quanto podemos nos santificar trabalhando? Nós ficamos iludidos pensando que temos um poder infinito, pensando que podemos nos santificar e nos tornar bons dependendo de nossos esforços.
    Esse pensamento não é nosso, mas é o truque de Satanás. Jamais podemos ir diante de Deus pelas nossas obras. Por isso, para que percebamos essa verdade, Deus deseja nos mostrar o limite das nossas obras, e o resultado dos nossos esforços e trabalhos. Por isso, Ele nos dá as leis que contém os dez mandamentos. Nós pensamos que se nos esforçarmos conseguiremos cumprir as leis, mas se pensarmos bem, não existe nenhuma pessoa que consiga viver conforme os mandamentos de Deus. O Único que consegue cumprir os dez mandamentos perfeitamente é somente Jesus Cristo. Isto é, por ser a lei de Deus, somente Deus consegue cumprir. Por exemplo, se o homem conseguisse cumprir os dez mandamentos, então o homem estaria na mesma posição de Deus, e não numa criatura de Deus.
(missão Boa Noticia) Pastor Ock Soo Park